Como os gaúchos utilizam o cartão de crédito? Análise do comportamento de uso e da dívida no cartão de crédito
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.377-399Palavras-chave:
Comportamento no uso do cartão de crédito, dívida com o cartão de crédito, rio-grandensesResumo
O objetivo do presente estudo é investigar o uso do cartão de crédito pelos gaúchos, o perfil desses indivíduos, o comportamento no uso do cartão e a dívida, assim como verificar se há diferenças no nível do comportamento e dívida considerando os fatores socioeconômicos e demográficos. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 942 cidadãos usuários de cartão de crédito no estado do Rio Grande do Sul e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado. Para análise dos dados, realizou-se a estatística descritiva e os testes de diferença de média, teste t e ANOVA. Os resultados apontam o uso consciente do crédito pelos indivíduos, assim como o bom gerenciamento do cartão, além do cumprimento com os compromissos adquiridos com o mesmo. Por outro lado, ressaltam-se características como gênero, renda, gastos, idade, estado civil, escolaridade, número de dependentes e raça essenciais na caracterização do comportamento e/ou da dívida do cartão de crédito.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).