Estrutura e funcionamento do mercado de terras no Uruguai

Autores

  • Gustavo Benítez Universidade Federal de Santa Maria-RS
  • Pedro Selvino Neumann Universidade Federal de Santa María, UFSM-RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.356-394

Palavras-chave:

Mercado de Terras, Renda fundiária, Sistemas de Produção

Resumo

O setor agropecuário no Uruguai evidenciou nos últimos anos um dinâmico mercado de terras, com fortes aumentos nos preços fundiários e, concomitantemente, diminuição da quantidade de estabelecimentos, principalmente as pequenas unidades de produção. O processo de aumento dos preços fundiários responde em parte ao aumento dos preços internacionais das commodities e, em parte, a um comportamento especulativo dos agentes envolvidos que utilizam a terra, também, como reserva de valor. O objetivo deste trabalho foi a identificação da estrutura do mercado de terras, visualizando a ação e interação dos agentes que participam nele e como se configura, a partir disso, o funcionamento das compras e vendas e dos arrendamentos no Uruguai, no período 2000 a 2011. A partir do estudo da renda da terra sob as teorias neoclássica e marxista, foi se construindo um marco teórico para a compreensão do comportamento dos diferentes agentes. A metodologia utilizada foi a análise de documentos e informação secundária, e complementado com entrevistas a informantes qualificados. Os resultados mostram que as políticas sustentadas na teoria neoclássica estruturaram um mercado fundiário liberalizado que promoveu a livre circulação dos títulos de propriedade. A consequência direta disso é a promoção do comportamento especulativo com as terras e a exclusão dos pequenos produtores mais descapitalizados.

Biografia do Autor

Gustavo Benítez, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Docente da Área de Economia e Administração da Faculdade de Veterinária da Universidad de la República-UdelaR, Uruguai.

Mestre em Extensão Rural, no Programa de pós-graduação em Extensão Rural, do Centro de Ciências Rurais, UFSM.

Pedro Selvino Neumann, Universidade Federal de Santa María, UFSM-RS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural, extensão rural, reforma agrária e sistemas de produção.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Benítez, G., & Neumann, P. S. (2015). Estrutura e funcionamento do mercado de terras no Uruguai. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 356–394. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.356-394

Edição

Seção

Artigos