Certificação ambiental e internacionalização: uma análise do setor madeireiro brasileiro

Autores

  • Angela Cristina Kochinski Tripoli Universidade Positivo
  • Rodolfo Coelho Prates Universidade Positivo - Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.322-355

Palavras-chave:

internacionalização, certificação ambiental, vantagem comparativa, setor madeireiro

Resumo

A presente pesquisa analisa a influencia da certificação ambiental sobre a internacionalização do setor madeireiro no Brasil. O estudo se desdobra em duas partes. Inicialmente, por meio de dados da FAO e do MDIC, foi calculada a Vantagem Comparativa Revela para os bens madeireiros. Esse índice mostrou que o Brasil, embora detenha imensas quantidades de recursos naturais, não apresenta vantagem comparativa nesse setor. E com dados da Receita Federal Brasileira e do Forest Stewardship Council (FSC), que é o selo mais difundido no setor florestal brasileiro, foi possível verificar que as empresas madeireiras certificadas exportam, em média, um valor maior que as não certificadas e exportam também para um número maior de países. Os resultados encontrados aqui mostram a importância da certificação ambiental tanto ao meio ambiente quanto às empresas.

Biografia do Autor

Rodolfo Coelho Prates, Universidade Positivo - Curitiba/PR

Doutor em Economia Aplicada (USP). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positvo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e Economia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, internacionalização, ambiente econômico, meio ambiente e amazônia.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Tripoli, A. C. K., & Prates, R. C. (2015). Certificação ambiental e internacionalização: uma análise do setor madeireiro brasileiro. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 322–355. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.322-355

Edição

Seção

Artigos