Inovações em mobilidade sustentável: análise dos relatórios corporativos de sustentabilidade de três montadoras de automóveis
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.106-134Palavras-chave:
indústria automotiva, mobilidade sustentável, inovação.Resumo
A indústria automotiva exerce papel central na questão da mobilidade sustentável. No entanto, tradicionalmente líder em inovações, a indústria automotiva ainda se posiciona de forma tímida em relação aos desafios emergentes para o tema, vivenciados especialmente nos grandes centros urbanos. Desse modo, entende-se a necessidade em se aprofundar no conhecimento de como esse setor industrial têm enfrentado os desafios impostos pelas incertezas geradas frente às emergentes demandas da sociedade, não só por melhorias na mobilidade, mas que sejam feitas de forma sustentável. A pesquisa parte de uma abordagem descritiva e foram analisados os relatórios corporativos globais de três montadoras. Como principais resultados de pesquisa, evidencia-se a maior concentração em inovações incrementais nas tecnologias a base de motores a combustão e nos esforços de pesquisas para o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia do produto. No entanto, vale o questionamento sobre o baixo índice de integração do uso do carro com outros modais de transporte e a pouca ênfase em relação ao uso racional do carro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).