Relações cooperativas locais segundo a perspectiva das proximidades: uma análise em APLs de confecções

Autores

  • Aline de Aragão Zambrana Universidad Complutense de Madrid
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.39-69

Palavras-chave:

Cooperação, Proximidade, Arranjo Produtivo Local

Resumo

Grande parte dos estudos acerca das aglomerações de empresas destaca a proximidade geográfica como principal fator para o estabelecimento de vínculos cooperativos entre as empresas. Mais recentemente, os estudiosos começaram a reclamar que outras formas de proximidade também devem ser consideradas, como a proximidade cognitiva, organizacional, social e institucional. Neste âmbito, o presente estudo refere-se a análise qualitativa de dois Arranjos Produtivos Locais (APL) de confecções em Sergipe, cujo  instrumento de coleta de dados eleito foi a entrevista semiestruturada. De modo geral, os resultados sugerem o aumento da proximidade social no APL de Itabaianinha decorrente de ações conjuntas bem-sucedidas em um passado recente, sobretudo entre os agentes de linhas distintas de produtos ou entre indivíduos com algum grau de parentesco. Por outro lado, a despeito da proximidade física, os agentes econômicos do APL de Tobias Barreto apresentaram resistência a cooperar e compartilhar informações. Os resultados revelam que as iniciativas institucionais têm sido insuficientes no sentido de engajá-los em esquema de cooperação mútua e que, em contextos de competitividade fundamentada excessivamente no preço, os agentes econômicos abdicariam de parcerias com seus pares da aglomeração local, insinuando que a proximidade física aliada à distância social e institucional seriam obstáculos para o estabelecimento de relações ganha-ganha.

Biografia do Autor

Aline de Aragão Zambrana, Universidad Complutense de Madrid

Doutoranda  em  Administração  e  Direção  de Empresas  (Universidad  Complutense  de  Madrid  -­  Espanha). Mestre  em  Desenvolvimento  Regional  e Gestão  de Empreendimentos  Locais  pela Universidade Federal de  Sergipe  –  São  Cristóvão-­SE,  Brasil. Graduada  em  Administração  pela   Universidade Federal  de  Sergipe.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Administração e do Mestrado em Administração (PROPADM). Pós-Doutora em Gestão do Turismo na Bournemouth University, Inglaterra, e na Strathclyde University, Escócia. Pós-Doutora em Empreendedorismo em Turismo na HEC, em Montreal, Canadá. Doutora em Administração pela Cranfield University, Inglaterra. Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Zambrana, A. de A., & Teixeira, R. M. (2015). Relações cooperativas locais segundo a perspectiva das proximidades: uma análise em APLs de confecções. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 39–69. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.39-69

Edição

Seção

Artigos