A Influência das Redes de Cooperação no Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs)

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho Universidade Federal de Alagoas
  • Sonia Valle Walter Borges de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Cláudia Maria Milito Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.259-294

Palavras-chave:

Redes de Cooperação, Desenvolvimento, Micro e Pequenas Empresas (MPEs)

Resumo

A competitividade acirrada e a necessidade de melhores posições no mercado têm levado micro e pequenas empresas à formação de redes de cooperação interempresarial, tendo como meta se manterem no mercado competitivo pelo compartilhamento de recursos e conhecimento. De tal modo, este artigo teve por objetivo investigar possíveis influências de redes de cooperação no desenvolvimento de micro e pequenas empresas na cidade de Maceió-AL, a partir da perspectiva dos dirigentes dessas redes. Assim, em um estudo ex-post-facto, de cunho exploratório, foram entrevistados os CEOs (Chief Executive Officers) de quatro grandes redes da região, em que, através do software Alceste foram realizadas análises de conteúdo informatizadas com o apoio de técnicas estatísticas de χ2 (coeficiente de associação) e Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados mostram que as redes têm gerado renda com o incentivo à criação de empregos e melhorado a qualificação produtiva das empresas por meio da promoção de cursos e capacitações, o que têm fortalecido os pequenos mercados, tendo um papel fundamental no desenvolvimento econômico local. Apesar disso, a formação de redes na região tem sido contingente à situação, uma vez que a consolidação no mercado competitivo não se consegue apenas com iniciativas individualizadas. Isto é, os empresários tendem às parcerias, porém de maneira imatura, sem a preocupação com elementos estratégicos, tendo-se as redes como um refúgio para a sobrevivência organizacional ou para apoios financeiros, subsídios ou financiamentos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq). Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Professor e Diretor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Uberlânda. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Avaliador MEC/INEP.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Laboratória de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq).

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Universidade de São Paulo

Professora Associada da FEA-RP da Universidade de São Paulo. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Assessora Científica da FAPESP.

Cláudia Maria Milito, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2015-03-13

Como Citar

Souza, G. H. S. de, Lima, N. C., Coelho, J. A. P. de M., Oliveira, S. V. W. B. de, & Milito, C. M. (2015). A Influência das Redes de Cooperação no Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 259–294. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.259-294

Edição

Seção

Artigos