Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Um Estudo numa Empresa do Setor Cerâmico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.214-236Palavras-chave:
Inclusão Social, Pessoas com Deficiência, Responsabilidade SocialResumo
A preocupação com a responsabilidade social está cada vez mais presente nas organizações e pode contemplar tanto questões internas como externas. A inclusão de pessoas com deficiência está relacionada com a política de responsabilidade social das empresas e se tornou além de uma questão social, consistindo em uma exigência legal. O presente estudo visa compreender e identificar a percepção dos colaboradores com deficiência em relação ao processo de inclusão em uma das maiores indústrias de cerâmica da América Latina. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e adotou como método o estudo de caso. Os principais resultados revelaram que há uma boa percepção por parte dos colaboradores em relação ao processo de inclusão na empresa e foram destacados pontos favoráveis, tais como oportunidade e valorização. Por outro lado, ainda há algumas questões a serem melhoradas, principalmente em relação a infraestrutura e ao processo de inclusão. Contudo, mesmo sendo identificadas algumas dificuldades, os colaboradores se sentem satisfeitos em trabalhar na empresa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).