O Efeito País de Origem e a Influência do Fortalecimento das Expectativas do Consumidor sobre a Qualidade Percebida e a sua Intenção de Compra
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.344-376Palavras-chave:
Efeito País de Origem, Comportamento do Consumidor, Expectativas do Consumidor, Qualidade Percebida, Intenção de CompraResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre o efeito país de origem na percepção de qualidade e na sua intenção de compra. Por meio de uma pesquisa experimental, que compreendeu 198 participantes, divididos em seis subgrupos, foi analisado o efeito gerado pelos estereótipos positivo e negativo do país de origem sobre a qualidade percebida e a intenção de compra de um produto (bebida energética). Na sequência, procedeu-se à análise da capacidade do fortalecimento das expectativas dos consumidores sobre estes efeitos. Os resultados evidenciam a importância do estereótipo do país de origem na percepção do consumidor quanto à qualidade percebida do produto e da sua intenção de compra. Verificou-se que o estereótipo positivo do país de origem foi capaz de promover uma diferença significante nos dois construtos avaliados (qualidade percebida e intenção de compra). Ao comparar os resultados do grupo de controle com o grupo que recebeu a informação de que se tratava de um produto cuja origem era os Estados Unidos (estereótipo positivo), este último apresentou médias superiores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).