Dimensões Políticas da Ação Ambiental: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.294-319Palavras-chave:
Política Pública Ambiental, Governamentalidade, MicropolíticaResumo
A sustentabilidade ambiental é uma noção recentemente elaborada que ganhou importância mundial. Tomando em análise a expansão desse debate, o presente trabalho busca investigar algumas dimensões políticas presentes nas ações ambientais. Para isso, utilizou-se como norteador teórico o conceito de governamentalidade, elaborado pelo filósofo Michel Foucault, buscando articulá-lo às políticas governamentais de preservação do meio ambiente. Na parte empírica, buscou-se analisar o envolvimento de agentes sociais que, atuando na esfera local, começam a expor sua preocupação com a natureza, difundindo práticas de conservação em uma dimensão micropolítica. Para isso, esta pesquisa, de base qualitativa, coletou depoimentos sobre a história oral de uma banda punk que evidencia, em sua produção musical, as questões ambientais que assolam nosso país. Como conclusão parcial, nota-se que a aproximação entre conhecimento acadêmico e saberes cotidianos delineia-se como um desafio e como oportunidade de produzir práticas transformadoras diante dessa problemática urgente que mobiliza nossa sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).