Riqueza mineral e desenvolvimento social: uma proposta de parametrização internacional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.31-61Palavras-chave:
Política comparada, Economia política, riqueza mineral, bem estar e institucionalismo.Resumo
A relação entre abundância de recursos minerais e bem estar é polêmica e essa questão ganha importância no Brasil a partir da descoberta de extensas reservas de petróleo na Plataforma Continental. Este artigo parametriza essa relação em casos internacionais bem-sucedidos e, por meio da construção de tipos ideais de país gerenciador de recursos minerais, elabora um inventário institucional para orientar a compreensão do processo em curso no Brasil. Adicionalmente, constroem-se trajetórias hipotéticas com base nos casos estudados, as quais permitem vislumbrar diferentes caminhos para transformar riqueza mineral em bem-estar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).