Inovação como Estratégia de Diferenciação: Produção de Vinho Kosher no Vale dos Vinhedos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.202-230Palavras-chave:
Inovação, Diferenciação, Vinho Brasileiro, Vinho Kosher, Vale dos Vinhedos.Resumo
A inovação proporciona às empresas desenvolvimento, crescimento, bem como aumento dos lucros sustentáveis no mercado competitivo. Inovar constantemente coloca as empresas em posições de liderança, de modo a gerar lucros a partir da diferenciação. Neste cenário, a certificação de produtos kosher, em especial, os vinhos abordados neste estudo, garante que os produtos alimentícios passaram por processos regidos, com diretrizes e regulamentos religiosos que orientam o consumo. Portanto, em meio a esta complexidade, é considerado um produto diferenciado. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi descrever como ocorreram as inovações na produção do vinho Kosher em uma vinícola do Vale dos Vinhedos. Para este estudo foi realizado um estudo de caso, com entrevista em profundidade, baseada em um roteiro básico de entrevista, e com a aplicação da técnica de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Os resultados mostram que a vinícola busca fontes de conhecimento externas, por meio do contato próximo com os clientes e da sua política comercial, assim como a visão ampla da gestão da empresa em buscar compreender diferentes culturas e proporcionar produtos diferenciados à seus clientes, o que garante alento a inovações e contribue para manter vantagem competitiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).