Perspectiva do Turismo Rural como Alternativa de Renda para Agricultura Familiar: Análise de Trabalhos Científicos

Autores

  • Giovana Riva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.197-227

Palavras-chave:

Turismo Rural, Agricultura Familiar, Geração de Renda

Resumo

O objetivo do artigo é levantar e analisar estudos relacionados ao Turismo Rural como alternativa de renda para agricultura familiar. Nas últimas décadas diversos proprietários rurais vêm diversificando suas atividades, com o turismo rural conciliando estas atividades econômicas com as demais de suas propriedades. É relevante o número de propriedades rurais que estão incorporando atividades turísticas em suas rotinas. Foram analisados vinte artigos científicos e seis teses e dissertações publicados entre 2007 e 2015. A metodologia adotada foi concebida como uma pesquisa bibliográfica. Para atingir o objetivo, os dados foram coletados e analisados a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa nos sites dos periódicos; classificação dos temas abordados e a análise dos dados. Os estudos concluem que o turismo no espaço rural não pode ser encarado como uma atividade não-agrícola milagrosa, mas sim, como uma alternativa ou um complemento de renda, além de proporcionar qualidade de vida para essas famílias.

Biografia do Autor

Giovana Riva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Unicentro. Graduada em Administração pela FAG.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Riva, G., & Bertolini, G. R. F. (2017). Perspectiva do Turismo Rural como Alternativa de Renda para Agricultura Familiar: Análise de Trabalhos Científicos. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 197–227. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.197-227

Edição

Seção

Artigos