Investimentos em Ativos Imobilizados para Instalação de Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil de Médio Porte na Zona Leste de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.320-351Palavras-chave:
Resíduos, construção civil, usinas de reciclagem, sustentabilidadeResumo
Novas ferramentas de gerenciamento e manejo dos resíduos gerados em obras têm despertado interesse e sido objeto de várias pesquisas conduzidas pelo setor da Construção Civil. Dentre estas, destaca-se a reciclagem, uma vez que proporciona a redução dos volumes descartados e a necessidade de aquisição de matéria-prima natural, ocasionando ganhos econômicos significativos e redução do impacto ambiental. Este trabalho estima os investimentos em ativos imobilizados necessários para instalação de uma Usina de Reciclagem de Entulho, (URE) de médio porte a ser localizada na zona Leste da cidade de São Paulo, trazendo também comparações entre preços de comercialização de agregados naturais e reciclados produzidos em URE e jazidas pesquisadas nos municípios de São Paulo, Guarulhos e Osasco, no intuito de se estabelecer um comparativo entre ambos e demonstrar a vantagem econômica de aquisição do reciclado. Para tal, esta pesquisa, qualitativa e exploratória, apresenta um estudo de caso em que foram realizadas visitas técnicas a usinas de mesmo porte e entrevistas com gestores, de forma a se identificar investimentos indispensáveis a implantação da URE em estudo. Os resultados obtidos demonstraram a grande demanda da Zona Leste de São Paulo em relação a reciclagem de resíduos de construção, atestando a viabilidade da usina estudada. Observou-se também que os preços de comercialização dos agregados reciclados nas URE pesquisadas foram inferiores aos agregados naturais, demonstrando a viabilidade econômica de sua utilização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).