Situação da Educação Cooperativista nas Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais

Autores

  • Palloma Rosa Ferreira ViçosaTec
  • Diego Neves de Sousa Embrapa Pesca e Aquicultura
  • Nora Beatriz Presno Amodeo (Em memória) UFV

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.518-552

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Gestão de cooperativas, Cultura organizacional

Resumo

As organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens, assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao desenvolvimento das mesmas, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar  o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes das cooperativas, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes. Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única definição conceitual do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. A heterogeneidade das organizações estudadas permite entender a polissemia do conceito de educação cooperativista e revelar uma variedade de atividades e públicos para os quais são organizadas essas atividades. Verificou-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos que as cooperativas agropecuárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social (participação dos associados na gestão, relacionamento com os sócios e promoção dos valores, princípios e cultura cooperativa) e assistência técnica aos cooperados. Conclui-se, assim, a existência de um campo da educação cooperativista que apresenta heterogeneidade de organizações promotoras de formação e capacitação, multiplicidade de significados atribuídos ao conceito de educação cooperativista, de públicos e das temáticas promovidas, assim como nas metodologias e no tipo de atividades incluídas nos processos de capacitação destinados a essas organizações cooperativas agropecuárias.

Biografia do Autor

Palloma Rosa Ferreira, ViçosaTec

Possui graduação em Gestão de Cooperativas, pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Extensão Rural também pela Universidade Federal de Viçosa, atuou como Gerente de Projetos da Associação dos Educadores Cooperativista do Brasil (ONG EDUCOOP), atuou também como componente da equipe socioeconômica do Núcleo de Estudo e Planejamento da Terra (NEPUT) e como Professora da Pós-Graduação do Instituto Prominas/Universidade Cândido Mendes e da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atualmente está como Coordenadora da Associação de Base Tecnológica de Viçosa e Região (ViçosaTec). As áreas de concentração de estudo são: Cooperativismo, Educação Cooperativista, Profissionalização da Gestão cooperativista, Extensão Rural, Administração Empresarial e Gestão Ambiental.

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

É Gestor de Cooperativas e mestre em Extensão Rural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência em organização social e produtiva, por meio do associativismo e cooperativismo; Metodologias Participativas, Comunicação e Educação Cooperativista, Socioeconomia, Política Públicas de inclusão produtiva e Extensão Rural e Pesqueira. Atualmente atuo no setor de Transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Nora Beatriz Presno Amodeo (Em memória), UFV

Possui graduação em Agronomia - UDELAR, Uruguay (1984), mestrado em Agricultural and Rural Development - ISS, Holanda (1994) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRuralRJ (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Foi diretora da REDCAPA até 2011. Pesquisadora Associada do Sistema Nacional de Pesquisadores de Uruguai. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Rural e de gestão social em cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cooperativo, desenvolvimento rural, gestão social cooperativa, cooperativas e extensão rural.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Ferreira, P. R., Sousa, D. N. de, & Amodeo (Em memória), N. B. P. (2017). Situação da Educação Cooperativista nas Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 518–552. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.518-552

Edição

Seção

Artigos