A Organização do Quadro Social na Interface entre Gestão Empresarial e Social de Cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.177-205Palavras-chave:
Organização do Quadro Social (OQS), Gestão Cooperativa, Gestão Social.Resumo
A organização do quadro social (OQS) como estratégia e ferramenta para a gestão social e empresarial de uma cooperativa é um processo sistemático de comunicação e integração, que responde à necessidade da cooperativa de se comunicar com seus associados direta e eficientemente. Este artigo objetiva entender o funcionamento do processo de comunicação das cooperativas agropecuárias com os produtores rurais, viabilizado pela gestão social através do processo de OQS, bem como o papel desta ferramenta na interface da gestão empresarial com a gestão social. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório descritivo, sendo utilizado um estudo de caso numa cooperativa agropecuária de Minas Gerais. Entrevistas, aplicação de questionários, dados secundários e observação participante foram utilizadas para se chegar aos resultados. Eles indicam que o trabalho de OQS potencializa as atividades agroindustriais, se bem articuladas entre as organizações do sistema, mas ao mesmo tempo revelou falta de maior planejamento das atividades de educação cooperativista que permitissem tirar maior proveito das potencialidades da OQS. Os resultados permitem concluir que esta ferramenta promove um maior envolvimento entre os membros da cooperativa, elimina o distanciamento entre cooperativa e cooperados, promovem a socialização dos cooperados, a melhoria dos serviços de assistência técnica, da produção e produtividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.