A Organização do Quadro Social na Interface entre Gestão Empresarial e Social de Cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.177-205Palavras-chave:
Organização do Quadro Social (OQS), Gestão Cooperativa, Gestão Social.Resumo
A organização do quadro social (OQS) como estratégia e ferramenta para a gestão social e empresarial de uma cooperativa é um processo sistemático de comunicação e integração, que responde à necessidade da cooperativa de se comunicar com seus associados direta e eficientemente. Este artigo objetiva entender o funcionamento do processo de comunicação das cooperativas agropecuárias com os produtores rurais, viabilizado pela gestão social através do processo de OQS, bem como o papel desta ferramenta na interface da gestão empresarial com a gestão social. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório descritivo, sendo utilizado um estudo de caso numa cooperativa agropecuária de Minas Gerais. Entrevistas, aplicação de questionários, dados secundários e observação participante foram utilizadas para se chegar aos resultados. Eles indicam que o trabalho de OQS potencializa as atividades agroindustriais, se bem articuladas entre as organizações do sistema, mas ao mesmo tempo revelou falta de maior planejamento das atividades de educação cooperativista que permitissem tirar maior proveito das potencialidades da OQS. Os resultados permitem concluir que esta ferramenta promove um maior envolvimento entre os membros da cooperativa, elimina o distanciamento entre cooperativa e cooperados, promovem a socialização dos cooperados, a melhoria dos serviços de assistência técnica, da produção e produtividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).