A (In)consistência das Agendas Transversais de Governo frente aos Grupos de Interesse: o caso do Promeso

  • João Mendes Rocha Neto Universidade de Brasília (UnB)
  • Djalma Freire Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: políticas públicas, coordenação, competição, desenvolvimento regional, políticas regionais.

Resumo

As políticas públicas têm sido estudadas a partir de diferentes aspectos teóricos e técnicos. No entanto, ainda persiste uma lacuna que enfrente questões diversas relacionadas a intersetorialidade e a integração de ações das agências governamentais. A proposta do artigo é contribuir para a construção de uma metodologia que possibilite compreender alguns limites dessa atuação intersetorial partindo de dimensões até então pouco tratadas nos estudos existentes. A construção da pesquisa demandou uma revisão teórica que transitou da ciência política ao desenvolvimento regional, passando pelo debate da transversalidade e intersetorialidade em políticas públicas, utilizou bases de dados da Secretaria de Orçamento Federal além de consultar documentos oficiais do Ministério da Integração Nacional que caracterizam o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Mesorregiões Diferenciadas, bem como de informações do Tribunal Superior Eleitoral. O trabalho chegou a conclusão que as políticas públicas caracterizadas pelas intersetorialidade, apresentam marcas claras de competição e pouca coordenação entre as agências do governo federal.

Biografia do Autor

João Mendes Rocha Neto, Universidade de Brasília (UnB)
Mestre e Doutor em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília. Gestor de Políticas Públicas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Djalma Freire Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas -SP e Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2019-08-27
Como Citar
Rocha Neto, J., & Borges, D. (2019). A (In)consistência das Agendas Transversais de Governo frente aos Grupos de Interesse: o caso do Promeso. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 193-212. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.193-212
Seção
Artigos