O processo decisório na criação de unidades que agregam valor à produção: as agroindústrias familiares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.301-319Palavras-chave:
agroindustrialização, geração de renda, tomada de decisãoResumo
Entre outras definições, no cenário brasileiro a agricultura familiar caracteriza-se por seu papel imensurável, levando em consideração questões sociais e econômicas. Porém, nesse contexto, muitos agricultores tomam a decisão de realizarem outras atividades, inclusive não agrícolas, como as atividades agroindustriais. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o perfil destes tomadores de decisões, as próprias agroindústrias familiares e identificar os principais determinantes que influenciaram na criação dessas atividades. A pesquisa foi realizada com 72 agroindústrias familiares do estado do Rio Grande do Sul, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, e em termos gerais, a perspectiva de aumentar a renda familiar agregando valor à matéria-prima foi o principal motivo para a implementação dessas unidades de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).