Evolução de Cooperativas de Coleta Seletiva de Resíduos de Equipamentos Elétrico e Eletrônicos: Uma Análise a Partir das Atribuições da Audiência

Autores

  • Ana Carolina Simões Braga Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Dimária Silva Meirelles Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.383-415

Palavras-chave:

Agentes externos e membros organizacionais da audiência, Cooperativa de coleta seletiva de resíduos de equipamentos elétrico e eletrônicos, Evolução do sistema organizacional.

Resumo

Teve-se como objetivo central, neste estudo, compreender a incumbência da audiência no processo de evolução de cooperativas de coleta seletiva de resíduos de equipamentos elétrico e eletrônicos. Para alcançar este objetivo foi feita uma revisão teórica sobre o conceito audiência. Ancorado nos principios que abalizam este conceito foi construido um estudo de caso Coopermiti. O estudo de caso foi construido em forma de narrativa constituida por eventos ao longo do tempo. Os eventos são fomentados, ora pelos membros organizacionais, ora pelos agentes externos da audiencia, mediante as atribuições que corroboram para o desenvolvimento organizacional. Os dados são longitudinais, abrangendo um periodo de coleta de dados primários de 25 (vinte e cinco) meses, iniciando em novembro de 2012 e finalizando em dezembro de 2014. Foram realizados no total 8 (oito) entrevistas entre membros organizacionais e agentes externos da audiência da Coopermiti, sendo complementadas com dados secundários. A análise foi a narrativa. Como resultado observou-se que desde a sua fundação no final de 2009 até o final de 2014 o processo evolutivo do sistema organizacional da Coopermiti foi composto por eventos promovidos tanto por membros organizacionais como por agentes externos da audiencia, apresentando atribuições além das contempladas na teoria sobre o conceito audiência.

Biografia do Autor

Ana Carolina Simões Braga, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ana Carolina Simões Braga

FotoBacharel em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2004), especialista em Logística Empresarial (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2009), mestre em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2011) e doutora em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2015). Foi bolsista pela CAPES e CNPQ para os cursos de mestrado e doutorado. Foi professora convidada na Universidade Anhembi Morumbi (2013) nas disciplinas comércio exterior e políticas internacionais. Atualmente esta realizando o pós-doutorado (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e é pesquisadora integrante dos respectivos grupos de pesquisa: GETCOS e GCD. Os principais temas de pesquisa estão relacionados a questões socioambientais e temas correlatos: i) index eco-innovations; ii) processos legitimatórios de empreendimentos sociais; iii) modelo de negócios para empreendimentos sociais; iv) adequação legal da cadeia produtiva; v) abordagem de processos; e vi) teoria institucional.

Dimária Silva Meirelles, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Professora Adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e Mestrado Profissional em Economia e Mercados; Coordenadora do Grupo de Pesquisa GETCOS - Gestão, Tecnologia e Competência em Serviços. Economista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestre e Doutora em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Linha de Pesquisa: Dinâmica Evolucionária do Setor de Serviços. Temas de pesquisa: ciclo de vida de populações de empresas de serviços, competências tecnológicas e capacidade dinâmica em organizações de serviços, inovação e modelos de negócio em serviços.

Downloads

Publicado

2017-10-21

Como Citar

Braga, A. C. S., & Meirelles, D. S. (2017). Evolução de Cooperativas de Coleta Seletiva de Resíduos de Equipamentos Elétrico e Eletrônicos: Uma Análise a Partir das Atribuições da Audiência. Desenvolvimento Em Questão, 15(41), 383–415. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.383-415

Edição

Seção

Artigos