Participação da Sociedade nos Processos de Gestão Governamental no Estado do Rio Grande do Sul: Uma Análise do Contexto Atual
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.351-382Palavras-chave:
Planejamento. Desenvolvimento. Regionalização. Participação.Resumo
A gestão das atividades públicas vem sendo um desafio cada dia mais complexo, uma vez que a exigência por eficiência nas gestões empresariais chegou à esfera pública e, assim, cada vez mais os governos são desafiados ao enfrentamento dos processos burocráticos e à criação de mecanismos capazes de aproximar efetivamente Estado e sociedade. Diante de tal contexto, neste artigo, através de análise documental e entrevistas, analisa-se como se dá a relação entre planejamento governamental e participação, tomando como referência o processo de elaboração e acompanhamento do Plano Plurianual Participativo (2012-2015) e as demais ferramentas de participação adotadas pelo governo estadual do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2014. Os principais resultados apontam para a necessidade de se aperfeiçoar tanto os instrumentos de planejamento governamental quanto os mecanismos de participação da sociedade civil nesses processos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).