Panorama do Saneamento Básico na Região Metropolitana de Goiânia

Autores

  • Sara Duarte Sacho Universidade Federal de Goiás (UFGO)
  • Karla Emmanuela Hora Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.498-522

Palavras-chave:

Desenvolvimento Integrado, Região Metropolitana, Saneamento Básico

Resumo

Com a publicação da Lei n°13.089, de 12 de janeiro de 2015, que institui o Estatuto da Metrópole, ficaram estabelecidas diretrizes gerais para o planejamento urbano, incluindo normas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana. A partir do que ficou estabelecido no estatuto, o Governo do Estado de Goiás iniciou os procedimentos para a produção do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI-RMG). Como parte integrante do PDI-RMG, foi proposta a elaboração do “Caderno temático de Recursos Hídricos e Saneamento; Alternativas Energéticas/Tecnologia” que deverá contribuir com propostas voltadas para a sustentabilidade ambiental e infraestrutura. Nesse contexto, o presente estudo contempla a parte de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que compõe o eixo de saneamento básico do caderno temático supracitado. Assim, o objetivo geral desse estudo  é apresentar uma síntese sobre as condições de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 20 municípios integrantes da Região Metropolitana de Goiânia.

Biografia do Autor

Sara Duarte Sacho, Universidade Federal de Goiás (UFGO)

Mestranda em no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Engenheira Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com experiencia na área de licenciamento ambiental e atuação em pesquisas envolvendo saneamento básico, planejamento urbano e políticas públicas.

Karla Emmanuela Hora, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Arquiteta pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2017-10-21

Como Citar

Sacho, S. D., & Hora, K. E. (2017). Panorama do Saneamento Básico na Região Metropolitana de Goiânia. Desenvolvimento Em Questão, 15(41), 498–522. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.498-522

Edição

Seção

Artigos