Homens e Mulheres da Geração Y e suas Âncoras de Carreira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.621-650Palavras-chave:
Desenvolvimento de Carreiras, Desenvolvimento de Pessoas, Âncoras de Carreira, Geração YResumo
O objetivo do presente estudo é discutir possíveis semelhanças e/ou diferenças entre as Âncoras de Carreira de homens e mulheres da geração Y. Os valores, as motivações e os talentos individuais são pilares que podem guiar os anseios e as expectativas de homens e mulheres ante sua carreira profissional. Desse modo, foi elaborado um estudo de natureza qualitativa com 40 profissionais de ambos os sexos (20 homens e 20 mulheres) para discutir as Âncoras de Carreira desses indivíduos. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que visou aclarar os dados coletados. Os resultados sugeriram traços de semelhanças entre os gêneros perante 4 Âncoras, os homens foram predominantes em 3 Âncoras e as mulheres tiveram predominância sob 2 Âncoras, além de ser identificada uma potencial nova Âncora de Carreira - Reconhecimento/Valorização Profissional (RP) - a ser investigada em estudos futuros.
Palavras-chave: Âncoras de Carreira; Gênero; Geração Y; Semelhanças; Diferenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).