Tendência Empreendedora: um estudo comparativo entre indivíduos de grandes empresas e PMEs brasileiras

Autores

  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maicon Quionha Faculdade de Itapiranga (FAI)
  • Laleska Lebioda Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.288-320

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Gênero, Geração, PMEs, inovação.

Resumo

Recentemente, pesquisadores em empreendedorismo vem avançando na investigação do tema em economias em desenvolvimento. Este estudo objetivou verificar se há diferença na tendência empreendedora dos indivíduos que trabalham em grandes empresas para indivíduos que atuam em pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. Investigou-se ainda a inferência da geração e do gênero sobre a tendência empreendedora do indivíduo. A pesquisa de campo foi operacionalizada por meio de duas surveys, a primeira conduzida com 494 funcionários de PMEs e a segunda conduzida com 301 funcionários de uma grande agroindústria. Para análise dos dados adotou-se estatísticas univaridas e bivariadas. Verificou-se que os indivíduos que exercem atividades em PMEs possuem maior tendência empreendedora, que as mulheres são mais empreendedoras que os homens, bem como, a Geração Y mostra-se mais empreendedora do que as Gerações X e os Boomers no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutoranda em Administração e mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Administração com habilitação em Marketing e Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Possui experiência docente na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (2014-atual) e na Faculdade de Itapiranga (FAI) (2012-2015) e em cursos de especialização do SENAC Santa Catarina (2014-2015). Experiência executiva na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (2014-atual) e técnico-administrativa em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora associada e chefe substituta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/UFSM - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações. 

Maicon Quionha, Faculdade de Itapiranga (FAI)

Bacharel em Administração – Faculdade de Itapiranga (FAI). Atua como supervisor em uma grande empresa de alimentos brasileira.

Laleska Lebioda, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharela em Administração pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Mestranda em Administração pela UDESC. Possui experiência técnico-administrativa na gestão financeira e exportação na empresa Indústrias de Móveis Rotta Ltda.

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Publicado

2017-08-11

Como Citar

Hahn, I. S., Scherer, F. L., Oliveira, M. C. S. F. de, Quionha, M., & Lebioda, L. (2017). Tendência Empreendedora: um estudo comparativo entre indivíduos de grandes empresas e PMEs brasileiras. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 288–320. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.288-320

Edição

Seção

Artigos