As Vulnerabilidades da Velhice Rural: Um Estudo de Casos Múltiplos no Rio Grande do Sul

Autores

  • Cristiane Tonezer Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Clarete Trzcinski Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Márcia Luíza Pit Dal Magro Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.7-38

Palavras-chave:

Envelhecimento. Vulnerabilidades. Velhices rurais

Resumo

Se por um lado o envelhecimento populacional é considerado como uma das principais conquistas sociais no mundo todo, por outro, traz grandes desafios à sociedade atual. Estes desafios estão relacionados ao processo de vulnerabilização decorrente do envelhecimento e ao despreparo das sociedades para enfrentá-lo. A pesquisa apresentada neste artigo tem como objetivo analisar as múltiplas vulnerabilidades presentes no envelhecimento rural dos municípios de Camaquã e Canguçu. Trata-se de um estudo de casos múltiplos (multicaso), do tipo qualitativo, em que os instrumentos e técnicas para levantamento de informações foram entrevistas com gestores e prestadores de serviços e grupos focais com os idosos. Os resultados indicam que as velhices rurais expressam as incongruências da implementação das políticas públicas referendadas em tratados e políticas nacionais e internacionais. As principais vulnerabilidades identificadas estão relacionadas as condições de habitação, escolaridade, saúde, integração social, lazer e acesso à renda. Observaram-se características e limitações próprias do rural, expressas e diferenciadas entre os espaços da agricultura familiar, dos assentamentos rurais e das fazendas, encontrando-se os dois últimos em situação de maior vulnerabilidade no que diz respeito ao acesso à renda e à habitação se comparados ao primeiro. Por fim, destaca-se que as vulnerabilidades não são inerentes a algumas pessoas e grupos, mas dizem respeito a determinadas situações, que podem ser revertidas ou minimizadas. Isso mostra o potencial que conhecer essas situações tem de mobilizar práticas e profissionais para transformação

Biografia do Autor

Cristiane Tonezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Docente do Programa de Mestrado Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó); Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS); Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (UERGS). tonezer@unochapeco.edu.br, Rua: Arquiteto Flavio Cosme Gunzatti, 195- D, Bairro Efapi, Chapecó-SC.

Clarete Trzcinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Docente do Programa de Mestrado Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó); Doutorado em Engenharia de Produção (UFRGS); Mestrado em Serviço Social (PUC-RS); Graduação em Serviço Social (Unochapecó). Clarete@unochapecó.edu.br, Rua: Barão do Rio Branco, 1030-E, Bairro jardim Itália, Chapecó-SC.

Márcia Luíza Pit Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó); Doutorado e Mestrado em Psicologia (UFSC). mapit@unochapeco.edu.br, Rua Servidão Pilão, 25 E, Bairro Centro, Chapecó, SC.

 

 

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Tonezer, C., Trzcinski, C., & Dal Magro, M. L. P. (2017). As Vulnerabilidades da Velhice Rural: Um Estudo de Casos Múltiplos no Rio Grande do Sul. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 7–38. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.7-38

Edição

Seção

Artigos