Compreensões Acerca do Conceito de Controle Social

Autores

  • Fernanda Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Airton Cardoso Cançado UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Jeany Castro dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.24-58

Palavras-chave:

Revisão Integrativa de Literatura, Controle Social, Gestão Social, Democracia e Cidadania.

Resumo

Esta pesquisa se propôs desenvolver uma sistematização conceitual das diferentes contribuições científicas disponíveis sobre “Controle Social”, por meio de uma revisão integrativa de literatura. As bases de dados pesquisadas foram: periódicos das seguintes qualificações (A1, A2, B1 e B2), classificados na área de avaliação: “Planejamento Urbano e Regional / Demografia – PUR. Na análise temática, foram identificadas as Categorias Teóricas do Controle Social: Democracia, Cidadania e Gestão Social. Com base nos resultados das concepções teóricas encontradas o controle social da sociedade sobre o Estado é o processo de aprimoramento da democracia deliberativa mediante ao ato de controlar as ações do Estado, na esfera pública, por meio do exercício efetivo da cidadania. Sua abrangência comporta todos os canais (formais e informais) e ações empreendidas pela sociedade para ampliar o desenvolvimento do poder local e das demais escalas, bem como controlar a atuação do Estado no ciclo das políticas públicas.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bacharel em Administração pela UFT - Campus Universitário de Palmas e Universidade Federal de Viçosa - UFV - Campus Viçosa, pelo Programa Santander de Mobilidade Acadêmica. Técnica em Secretariado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFTO - Campus Palmas. Membra do Grupo de Estudos de Economia Solidária - GEES do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa - UFV e Pesquisadora voluntária do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa - UFV de março de 2010 a outubro de 2013. Atualmente é membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Social do diretório dos grupos de pesquisas do Brasil do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, Gestão Social e Controle Social.

Airton Cardoso Cançado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Pós-doutorado em Administração pela EBAPE/FGV (2013). Doutor em Administração pela UFLA (2011). Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Administração de Cooperativas pela UFV (2003).Atuação: Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, cooperativismo e economia solidária.

Jeany Castro dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2015).   Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Públicos pela Faculdade Albert Einstein (2008). Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004). Graduada em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001). Graduada em Matemática pela Universidade do Tocantins (2005).

Downloads

Publicado

2017-10-21

Como Citar

Silva, F. R. da, Cançado, A. C., & Santos, J. C. dos. (2017). Compreensões Acerca do Conceito de Controle Social. Desenvolvimento Em Questão, 15(41), 24–58. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.24-58

Edição

Seção

Artigos