Do Desenvolvimento como Crescimento Econômico ao Desenvolviment como Liberdade: A Evolução de um Conceito
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.42-71Palavras-chave:
Desenvolvimento. Sustentabilidade. Crescimento econômico. Desenvolvimento como liberdade.Resumo
A percepção atual de desenvolvimento, defendida pela Organização das Nações Unidas como um processo social e pluridimensional, foi construída através da contribuição de diversas correntes de pensamento no curso da conjuntura histórica e econômica vivenciadas pela sociedade moderna. Partindo dessa perspectiva, o presente artigo propõe uma reflexão sobre a concepção de desenvolvimento, construída a partir do século XX, abordando suas origens e significados, bem como os deslocamentos semânticos e as novas questões que atualmente norteiam o debate sobre o tema. Trata-se de artigo teórico, utilizando-se como metodologia a revisão bibliográfica, a partir da qual, conclui-se que ocorreram mudanças fundamentais com relação à percepção de desenvolvimento ao longo da sociedade moderna e que a concepção de desenvolvimento como liberdade que atualmente permeia o debate se articula com a noção de desenvolvimento defendida na atualidade por entidades e instituições nacionais e internacionais, constituindo-se na base teórica que orienta um conjunto de politicas públicas atualmente em execução.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Crescimento econômico. Desenvolvimento como liberdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).