Do Desenvolvimento como Crescimento Econômico ao Desenvolviment como Liberdade: A Evolução de um Conceito

Autores

  • Dalvanir Avelino Silva (Em Memória) UFRN
  • Aline Virginia Medeiros Nelson UFRN
  • Maria Aparecida Ramos Silva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.42-71

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Sustentabilidade. Crescimento econômico. Desenvolvimento como liberdade.

Resumo

A percepção atual de desenvolvimento, defendida pela Organização das Nações Unidas como um processo social e pluridimensional, foi construída através da contribuição de diversas correntes de pensamento no curso da conjuntura histórica e econômica vivenciadas pela sociedade moderna. Partindo dessa perspectiva, o presente artigo propõe uma reflexão sobre a concepção de desenvolvimento, construída a partir do século XX, abordando suas origens e significados, bem como os deslocamentos semânticos e as novas questões que atualmente norteiam o debate sobre o tema. Trata-se de artigo teórico, utilizando-se como metodologia a revisão bibliográfica, a partir da qual, conclui-se que ocorreram mudanças fundamentais com relação à percepção de desenvolvimento ao longo da sociedade moderna e que a concepção de desenvolvimento como liberdade que atualmente permeia o debate se articula com a noção de desenvolvimento defendida na atualidade por entidades e instituições nacionais e internacionais, constituindo-se na base teórica que orienta um conjunto de politicas públicas atualmente em execução.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Crescimento econômico. Desenvolvimento como liberdade.

 

 

Biografia do Autor

Dalvanir Avelino Silva (Em Memória), UFRN

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Aline Virginia Medeiros Nelson, UFRN

Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Aparecida Ramos Silva, UFRN

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Silva (Em Memória), D. A., Nelson, A. V. M., & Silva, M. A. R. (2017). Do Desenvolvimento como Crescimento Econômico ao Desenvolviment como Liberdade: A Evolução de um Conceito. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 42–71. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.42-71

Edição

Seção

Artigos