A Cultura Carnavalesca da Bomba do Hemetério como Recurso Econômico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.484-517Palavras-chave:
Cultura carnavalesca. Bomba do Hemetério. Desenvolvimento local. Pós-desenvolvimento. Análise de Discurso Foucaultiana.Resumo
Contemporaneamente, a cultura tem sido considerada uma questão central nas políticas públicas, tendo em vista o seu reconhecimento para a promoção do desenvolvimento econômico. Na condição de um território expandido que agrega uma diversidade de agremiações carnavalescas consideradas de fundamental importância para o Carnaval de Pernambuco, a Bomba do Hemetério recebeu um programa de desenvolvimento local realizado a partir da articulação conjunta do poder público, da iniciativa privada e de instituições não governamentais. Com base na perspectiva teórica do Pós-Desenvolvimento, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar que discursos caracterizam a cultura carnavalesca da Bomba do Hemetério como recurso de desenvolvimento local. Para tal, coletamos dados documentais sobre o programa em questão, que foram interpretados por meio da Análise de Discurso Foucaultiana. Os resultados apontam para como a cultura local é preservada por meio dos saberes que a embasa, ao tempo em que esta mesma cultura é entendida como uma fonte de sobrevivência para a comunidade local.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).