Diferenciação e dinâmica dos sistemas agrários do município de Passo Fundo no Planalto Médio do Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.301-341Palavras-chave:
Estudos sistêmicos, Sistemas agráriosResumo
Este artigo investiga como as transformações na realidade agrária do Planalto Médio do estado do Rio Grande do Sul impactaram as unidades de produção agrícola do município de Passo Fundo. A análise dos principais elementos da história agrária da região foi realizada em duas etapas distintas. Na primeira parte, além da caracterização do relevo, do clima e dos solos da região, são abordados os elementos de formação, por meio dos sistemas agrários e sua evolução. Na segunda etapa, são evidenciadas as características do processo de modernização da agricultura e seus desdobramentos na área rural do município de Passo Fundo. Foram identificados e delimitados três sistemas agrários: Sistema Agrário Indígena, Sistema Agrário Pecuária e Sistema Agrário Colonial. Adicionalmente, a investigação apontou como resultado derivado das políticas de modernização da agricultura no munícipio de Passo Fundo a forte presença de commodities agrícolas na maior parte dos sistemas praticados atualmente. Além disso, concomitantemente, foram identificadas unidades de produção com significativa diversificação de atividades como estratégias de produção e manutenção das atividades na área rual de Passo Fundo e região.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).