Análise do Perfil Inovador das Empresas do Vale do Rio dos Sinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.209-237

Palavras-chave:

Perfil Inovador, Gestão da Inovação, Estratégia, Vale do Rio do Sinos, Competição

Resumo

A acirrada competição entre os agentes econômicos pode oferecer condições favoráveis à diferenciação, com destaque para a inovação, que pode oportunizar lucratividade acima da média de mercado. No entanto, continua a polêmica sobre como introduzir as práticas de inovação. Com o propósito de evidenciar as formas de inovação adotadas pelas organizações industriais localizadas no Vale do Rio dos Sinos, foi conduzida esta pesquisa qualitativa e quantitativa, cujos resultados evidenciam a priorização de estratégias com foco na inovação, gestão do conhecimento, bem como a busca de recursos não reembolsáveis junto ao governo, para reduzir o risco e custo do investimento para a inovação.

Biografia do Autor

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduado em Administração, habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor da Universidade Feevale (Feevale). 

Diego Martins de Assunção, Universidade Feevale

Mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Feevale (Feevale). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Feevale. Coordenador Administrativo do Centro de Pesquisa e Planejamento da Universidade Feevale.

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Economía de L’empresa pela Universitat de Les Illes Balears, Espanha, (título reconhecido pela USP) e doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a Unisinos. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor da Universidade Feevale (Feevale).

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Schreiber, D., Assunção, D. M. de, & Schmidt, S. (2017). Análise do Perfil Inovador das Empresas do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 209–237. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.209-237

Edição

Seção

Artigos