Da Crise à Oportunidade: uma análise da orientação empreendedora de brasileiros nos EUA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.45-55Palavras-chave:
Orientação empreendedora, Orientação Empreendedora, Novos negóciosResumo
Vislumbrando a possibilidade de um novo negócio o empreendedor se depara com as dificuldades do ambiente e com a deterioração das condições econômicas do Brasil, tais aspectos têm estimulado as pessoas a imigrarem, levando consigo o sonho de empreender. Este artigo teve como objetivo geral identificar o grau de Orientação Empreendedora (OE) existente nos brasileiros que optaram por investir seus esforços e iniciaram novos empreendimentos nos EUA. Para alcançar este objetivo, fez-se uma pesquisa quantitativa, com o uso de modelagem de equações estruturais, utilizando o software SmartPLS, a partir de dados primários. A população desta pesquisa é composta por 3.657 empresários brasileiros estabelecidos nos Estados Unidos que estão cadastrados na Associação Brasileira de Empreendedores nos Estados Unidos, a amostra compreende 107 empreendedores. Para gerar os resultados, inicialmente estimou-se o modelo no PLS com todas as questões originais de cada construto, na sequencia, avaliou-se quais possuíram um bom ajuste, na sequencia se avaliou a validade discriminante e a confiabilidade, vencidas estas etapas pode-se verificar os coeficientes estruturais e R2 para então chegar no modelo final. Identificou-se a partir dos dados da pesquisa que a amostra estudada possui as características propostas por Miller (1983) nas seguintes proporções: 56% para inovação, 78% para pró-atividade e 73% para tomada de risco. Esses valores caracterizam os brasileiros que imigraram para os EUA com um comportamento altamente pró-ativo, se comprometem fortemente com a tomada de risco e apostam medianamente nas inovações.
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