Moedas Sociais e suas Contribuições em Comunidades Economicamente Precarizadas: Um Estudo Exploratório da Experiência do Projeto Pet Mania em Campo Grande - MS

Autores

  • Eziel Gualberto de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Katianny Santana Gomes Estival Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA
  • Gabriel Gualhanone Nemirovsky Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Diego Federichi do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.453-486

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local, Moedas Sociais, Finanças Solidárias, Economia Solidária

Resumo

As moedas sociais podem ser compreendidas como um alternativo meio de troca de bens e serviços que é administrada por seus usuários, apresentam uma variedade de formas de expressão conforme condições específicas, aspectos sociais e culturais nas quais surgem. Esse trabalho teve por objetivo investigar quais os efeitos e contribuições promovidos pela utilização de moedas sociais em comunidades marcadas pela condição de precariedade socioeconômica, considerando as possibilidades na perspectiva do desenvolvimento local participativo e solidário. Os procedimentos da pesquisa foram orientados por uma epistemologia de crítica dialética. A aproximação empírica do objeto de investigação ocorreu por meio da análise da experiência de moeda social do projeto Pet Mania localizada no bairro do Portal Caiobá, uma região periférica na cidade de Campo Grande - MS. Constatou-se que as moedas sociais podem ser utilizadas com a finalidade estratégica de enfrentar os problemas da escassez de dinheiro associada à dinâmica econômica concentradora de riqueza, promovendo a ativação das capacidades produtivas locais e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. A análise da experiência do caso estudado revelou que a utilização da moeda social do projeto apresenta lastro produtivo diferenciado baseado na mobilização da atividade de coleta de materiais recicláveis, e, de fato, contribui para desenvolvimento local de caráter solidário gerando benefícios nos segmento ambiental, econômico e social da comunidade.

Biografia do Autor

Eziel Gualberto de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Administração pelo PPGAD da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Bacharel em Ciências Econômicas pela mesma instituição. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Organizações, Trabalho e Educação – GEPOTE. 

Elcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação. É professor Adjunto da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração e no mestrado profissional em Administração Pública (Profiap). 

Katianny Santana Gomes Estival, Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA

Pós doutoranda em Administração na ESAN PPGAD UFMS com atuação como docente colaboradora do Mestrado em Administração e Pesquisadora nas áreas de Economia Solidária e Feminista. Doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, CPDA, UFRRJ. Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA, vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.

Gabriel Gualhanone Nemirovsky, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pelo PPGE da Faculdade de Filosofia e Ciências –UNESP/Marília, Mestre em Administração pelo PPGAD – UFMS. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Organizações, Trabalho e Educação – GEPOTE. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária – ABPES.

Diego Federichi do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Administração pelo PPGAD da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Organizações, Trabalho e Educação – GEPOTE.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Gualberto de Oliveira, E., Benini, E. G., Santana Gomes Estival, K., Gualhanone Nemirovsky, G., & Federichi do Nascimento, D. (2018). Moedas Sociais e suas Contribuições em Comunidades Economicamente Precarizadas: Um Estudo Exploratório da Experiência do Projeto Pet Mania em Campo Grande - MS. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 453–486. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.453-486

Edição

Seção

Artigos