O Meio Empreendedor Promovendo Inovação: A geração de capital social no Porto Digital
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.37-63Palavras-chave:
Meio empreendedor. Inovação. Recursos estratégicos. Capital socialResumo
Os insumos relacionais são compreendidos no universo dos negócios por conhecimento, informações, confiança, ideias, lealdade e compromisso, formadores do bem intangível denominado capital social. O meio empreendedor evidencia as interfaces das dimensões territoriais e socioculturais no âmbito local. Esse campo ainda tem carências, exigindo assim uma maior atenção, tanto por parte dos indivíduos que interagem no mesmo território em busca de objetivos afins, como dos cientistas pesquisadores para o alcance da evolução e sustentabilidade das instituições. O estudo se propõe a descrever o modo como funciona a produção de capital social e seus efeitos de geração de inovação no caso empírico do Porto Digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo com levantamento bibliográfico, documental e com análise de reportagens envolvendo dirigentes do Porto Digital. A análise dos dados se deu a partir das entrevistas e comparação dessas com o referencial teórico e a análise documental. Os resultados revelam que há um ambiente adequado para o desenvolvimento social e tecnológico, além de ações pertinentes à postura e comportamentos decorrentes do aspecto relacional dos atores imersos na rede. Os componentes dos relacionamentos interpessoais são imprescindíveis à criação do meio inovador e sua sustentabilidade progressiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).