O Meio Empreendedor Promovendo Inovação: A geração de capital social no Porto Digital

Autores

  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Kaline Maria Tenório Salviano Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Íris Calado de Almeida Costa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ana Maria da Silva Barbosa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.37-63

Palavras-chave:

Meio empreendedor. Inovação. Recursos estratégicos. Capital social

Resumo

Os insumos relacionais são compreendidos no universo dos negócios por conhecimento, informações, confiança, ideias, lealdade e compromisso, formadores do bem intangível denominado capital social. O meio empreendedor evidencia as interfaces das dimensões territoriais e socioculturais no âmbito local. Esse campo ainda tem carências, exigindo assim uma maior atenção, tanto por parte dos indivíduos que interagem no mesmo território em busca de objetivos afins, como dos cientistas pesquisadores para o alcance da evolução e sustentabilidade das instituições. O estudo se propõe a descrever o modo como funciona a produção de capital social e seus efeitos de geração de inovação no caso empírico do Porto Digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo com levantamento bibliográfico, documental e com análise de reportagens envolvendo dirigentes do Porto Digital. A análise dos dados se deu a partir das entrevistas e comparação dessas com o referencial teórico e a análise documental. Os resultados revelam que há um ambiente adequado para o desenvolvimento social e tecnológico, além de ações pertinentes à postura e comportamentos decorrentes do aspecto relacional dos atores imersos na rede. Os componentes dos relacionamentos interpessoais são imprescindíveis à criação do meio inovador e sua sustentabilidade progressiva.

Biografia do Autor

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Administração pela Universidad de Deusto, País Basco, Espanha. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Kaline Maria Tenório Salviano, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (PUCPE). Coordenadora de Apoio à Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pernambuco. Tutora Virtual do Curso de Bacharelado em Administração Pública na Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia (EAD/UFRPE) do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Íris Calado de Almeida Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Enfermeira da Unidade Neonatal e preceptora da Residência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ana Maria da Silva Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Paiva Júnior, F. G. de, Salviano, K. M. T., Costa, Íris C. de A., & Barbosa, A. M. da S. (2016). O Meio Empreendedor Promovendo Inovação: A geração de capital social no Porto Digital. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 37–63. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.37-63