Análise de Clusters: Vantagens da Abordagem Baseada em Dinâmica de Sistemas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.115-143Palavras-chave:
Clusters. Formação e desenvolvimento de clusters. Dinâmica de sistemas.Resumo
O presente ensaio teve como objetivo discutir possibilidades de análise, sob a perspectiva sistêmica e evolutiva, do processo de formação e desenvolvimento de arranjos produtivos. Para endereçar a discussão, buscou-se resgatar estudos clássicos realizados acerca do tema, incluindo a perspectiva Marshalliana, o caso exemplar italiano, a visão da geografia econômica e a vertente da competitividade e inovação. Ademais, foram apresentadas investigações contendo abordagens dinâmicas para análise de clusters, dentre as quais figuram a teoria do ciclo de vida das aglomerações e da dinâmica de sistemas. O ensaio aponta para a existência de autores que, mais recentemente, vêm propondo a utilização das abordagens dinâmicas, por considerá-las capazes de captar as múltiplas facetas do processo de formação e evolução das aglomerações espaciais. Concluímos com considerações sobre a literatura corrente e proposições para futuros estudos. Espera-se que a reflexão possa subsidiar pesquisadores nas escolhas teóricas para tratamento do fenômeno de interesse.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).