Relacionamento entre Multinacionais e Parceiros na Perspectiva de Inovações em Gestão na Cadeia de Valor

Autores

  • Sirlei Pitteri Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Feldmann Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.25-44

Palavras-chave:

Competências territoriais, competências territoriais, Inovações em gestão, inovações em gestão, Relacionamento entre organizações, relacionamento inter-organizacional, Aprendizagem interativa, aprendizagem interativa.

Resumo

Este estudo teve como objetivo propor um modelo teórico-conceitual e validá-lo por meio de pesquisa empírica, em que se buscou evidências se as corporações multinacionais contribuem para o aumento da inovatividade de seus fornecedores e parceiros nas localidades onde se estabelecem. A construção do modelo partiu da noção de competências territoriais (PITTERI, 2012) e suas relações com inovações em gestão, na perspectiva de quatro dimensões: (1) relações eficazes entre empresas; (2) flexibilidade nas práticas de gestão internas e externas; (3) preservação de recursos esgotáveis e meio ambiente; (4) aprendizagem interativa. Trata-se de estudo teórico-empírico, exploratório e essencialmente qualitativo. A validação do modelo teórico-conceitual foi efetuada na região entre Campinas e Sorocaba. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos em três fases distintas. Os resultados sugerem que o modelo teórico se mostrou adequado, contribuindo no entendimento das relações entre as multinacionais e parceiros na produção de inovações em gestão. Foi possível identificar que as multinacionais contribuem para o aumento da inovatividade das empresas locais, porém, essas também transferem conhecimento às multinacionais, especialmente nos aspectos relacionados às políticas sociais, econômicas e culturais, bem como às barreiras regulatórias das localidades onde se estabelecem. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da pesquisa de campo em localidades que se caracterizam como polos econômicos, a fim de se efetuar análises comparativas entre as mesmas. A partir dessas referências, abre-se um campo interessante para proposições de políticas públicas com foco nas realidades regionais, voltadas ao seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Sirlei Pitteri, Universidade de São Paulo

Pós-doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professora na Universidade Paulista (UNIP).

Paulo Roberto Feldmann, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Professor do Programa de Pós- -Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Pitteri, S., & Feldmann, P. R. (2019). Relacionamento entre Multinacionais e Parceiros na Perspectiva de Inovações em Gestão na Cadeia de Valor. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 25–44. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.25-44

Edição

Seção

Artigos