Relacionamento entre Multinacionais e Parceiros na Perspectiva de Inovações em Gestão na Cadeia de Valor
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.25-44Palavras-chave:
Competências territoriais, competências territoriais, Inovações em gestão, inovações em gestão, Relacionamento entre organizações, relacionamento inter-organizacional, Aprendizagem interativa, aprendizagem interativa.Resumo
Este estudo teve como objetivo propor um modelo teórico-conceitual e validá-lo por meio de pesquisa empírica, em que se buscou evidências se as corporações multinacionais contribuem para o aumento da inovatividade de seus fornecedores e parceiros nas localidades onde se estabelecem. A construção do modelo partiu da noção de competências territoriais (PITTERI, 2012) e suas relações com inovações em gestão, na perspectiva de quatro dimensões: (1) relações eficazes entre empresas; (2) flexibilidade nas práticas de gestão internas e externas; (3) preservação de recursos esgotáveis e meio ambiente; (4) aprendizagem interativa. Trata-se de estudo teórico-empírico, exploratório e essencialmente qualitativo. A validação do modelo teórico-conceitual foi efetuada na região entre Campinas e Sorocaba. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos em três fases distintas. Os resultados sugerem que o modelo teórico se mostrou adequado, contribuindo no entendimento das relações entre as multinacionais e parceiros na produção de inovações em gestão. Foi possível identificar que as multinacionais contribuem para o aumento da inovatividade das empresas locais, porém, essas também transferem conhecimento às multinacionais, especialmente nos aspectos relacionados às políticas sociais, econômicas e culturais, bem como às barreiras regulatórias das localidades onde se estabelecem. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da pesquisa de campo em localidades que se caracterizam como polos econômicos, a fim de se efetuar análises comparativas entre as mesmas. A partir dessas referências, abre-se um campo interessante para proposições de políticas públicas com foco nas realidades regionais, voltadas ao seu desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).