Análise Espacial do Desenvolvimento e das Desigualdades no Território Sudoeste Baiano
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.69-104Palavras-chave:
Análise fatorial, Análise fatorial. Agrupamento. Indicadores. Bahia., Agrupamento, Indicadores, BahiaResumo
Este estudo objetiva analisar o desenvolvimento do Território do Sudoeste Baiano (TSB), sob a perspectiva multidimensional, identificando as disparidades e semelhanças entre os municípios que o compõem. Parte-se, incialmente, de uma revisão de literatura baseada em teorias de economia regional, mais especificamente sobre o desenvolvimento desigual entre as regiões. A partir de indicadores sociais, econômicos, demográficos, político-institucionais, ambientais e culturais, a Análise Fatorial para reduzir esse conjunto de variáveis facilitando a análise dos indicadores. A partir dos escores fatoriais, realizou-se a análise de agrupamento considerando as similaridades entre os municípios com as dimensões analisadas. Verificou-se uma grande concentração do crescimento econômico e do desenvolvimento no município de Vitória da Conquista, principal centro-urbano do Território. Em todas as dimensões analisadas os municípios apresentaram uma dinâmica econômica pouco expressiva, associada ao baixo desempenho em indicadores sociais, resultando em um desenvolvimento desigual e heterogêneo. A análise fatorial revelou o crescimento econômico e a infraestrutura como os fatores determinantes do desenvolvimento e das desigualdades no TSB, e também possibilitou hierarquizar os municípios, em ordem de melhor para a pior condição. A análise de agrupamento apontou três grupos distintos quanto ao desenvolvimento, confirmando o cenário de heterogeneidade existente no TSB, em que Vitória da Conquista apresenta desempenho bastante diferente dos demais municípios. Constatou-se polarização e concentração do crescimento econômico resultante da pouca atratividade econômica da maioria dos municípios que compõem o Território. Essas análises podem subsidiar políticas de gestão e planejamento territorial, para reduzir as disparidades nesse Território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).