O Impacto da Gestão de Operações Verdes no Desempenho Organizacional em um Contexto de Cadeia de Suprimentos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.573-608Palavras-chave:
gestão da cadeia de suprimentos verde, marketing verde, desempenho organizacional, construção civil, operações verdes.Resumo
O objetivo foi o de avaliar um modelo de gestão de operações verdes que incorpora a gestão de operações verdes como constructo focal e a gestão da cadeia de suprimentos como antecedente, e marketing verde e desempenho organizacional como construtos consequentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa constituída de duas fases. A primeira, de natureza exploratória do tipo qualitativo, utilizou-se de uma amostra de 10 respondentes cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas em profundidade. A segunda, de natureza descritiva do tipo quantitativo, utilizou-se de uma amostra de 151 respondentes cuja coleta de dados se deu por meio de questionários semiestruturados. Em ambas as fases, as amostras de empresas foram do ramo da construção civil e detentoras do selo verde. Os dados coletados, tratados pela modelagem em equações estruturais, revelaram que a gestão da cadeia de suprimentos verde impacta na gestão de operações verdes, e que ambas, gestão da cadeia de suprimentos verde e a gestão de operações verdes influenciam o marketing verde, que por sua vez, impacta no desempenho organizacional. Diante deste resultado pode-se concluir que o marketing verde teve um papel importante para a integração da gestão da cadeia de suprimentos e operações verdes, por consequência, atender ao desempenho organizacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).