Avaliação da Sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.249-272Palavras-chave:
Sustentabilidade, organizações, Gestão ambiental, setor público, Instituições de ensino, IFRNResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte por meio da investigação das ações de sustentabilidade implementadas nos campi, mensurando, em seguida, seus desempenhos em sustentabilidade. Utilizou-se fonte documental e a aplicação de lista de verificação proposta no Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA 2ª geração. Constatou-se a preocupação da instituição com a redução do consumo e da produção de resíduo e com sua destinação, assim como com a produção de energia fotovoltaica e ao tratamento e reuso de efluentes líquidos. Por outro lado, os resultados indicam que as ações de sustentabilidade não estão adequadamente articuladas, havendo uma sinalização recente de progresso no sentido de sistematização dessas ações.
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