Inovação nas Organizações Públicas: análise das ações premiadas pela Enap

Autores

  • Marcus Vinicius Gonçalves da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
  • João André Nascimento Ribas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Maria Lúcia Figueiredo Gomes de Meza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.74-87

Palavras-chave:

Inovação, Inovação em Serviços, Organização Pública, Setor Público

Resumo

O objetivo deste trabalho é de analisar as tendências das inovações na gestão pública baseadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, entre os anos de 1996 a 2014. O estudo é do tipo qualitativo-descritivo e levantou 351 ações premiadas, nas 19 edições coletadas no site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os casos foram analisados de acordo com as dimensões: tipos de inovação, classificação da inovação, áreas de ação, áreas de abrangência e áreas temáticas. Dentre os principais resultados, aponta-se que: a maioria das experiências premiadas trata de inovações incrementais e são implementadas na área de melhoria de processos de trabalho; e, a Enap cumpre o seu objetivo de incentivar e sugerir inovações no setor público, com base na participação em várias áreas tais como, planejamento, educação e saúde, de abrangência nacional, regional e local e, na qualidade das iniciativas inovadoras premiadas.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Gonçalves da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Mestre em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Aluno de doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

 

João André Nascimento Ribas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Administrador na Itaipu Binacional.

Maria Lúcia Figueiredo Gomes de Meza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Gonçalves da Silva, M. V., Ribas, J. A. N., & Meza, M. L. F. G. de. (2019). Inovação nas Organizações Públicas: análise das ações premiadas pela Enap. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 74–87. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.74-87

Edição

Seção

Artigos