A Abordagem Effectuation em Empreendedorismo Social

Autores

  • Ronalty Oliveira Rocha Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Joenison Batista da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe- Mestrado em Administração

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.88-111

Palavras-chave:

Empreendedorismo social, Empreendedorismo Social, Effectuation, Criação de Negócios Sociais, Criação de negócios sociais

Resumo

Entendendo que o ambiente dos negócios sociais é repleto de incertezas e contingências e reconhecendo a importância das organizações sem fins lucrativos, que têm demonstrado serem atuantes para o bem-estar da coletividade, este estudo analisa a criação de empreendimentos sociais sob a abordagem Effectuation.  Este trabalho pretendeu identificar como os princípios effectuation de definição de meios, perdas acessíveis, alianças estratégicas e alavancagem de contingências, propostos por Saravasthy (2001), formatam a criação de empreendimentos sociais. Para tanto foi realizado um estudo qualitativo de casos múltiplos, de natureza exploratória, em empreendimentos sociais de Sergipe. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com dois empreendedores sociais de Sergipe, e o conteúdo das entrevistas foi analisado com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que empreendedores sociais aplicam elementos de effectuation em seus negócios, principalmente a definição de meios, quando se envolvem em negócios a partir de suas características pessoais, profissionais e redes de contatos. A celebração de parcerias estratégicas, sem caráter formal, foi evidenciada como primordial à criação e continuidade de negócios sociais. Por fim, os princípios de perdas acessíveis e alavancagem de contingências foram os menos evidenciados nos casos.

Biografia do Autor

Ronalty Oliveira Rocha, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Joenison Batista da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Cranfield University, Inglaterra.  Pós Doutorado em Gestão em Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC, Canadá (2006). Pós Doutorado FGV-SP (2015) em Empreendedorismo. Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da UFPR

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe- Mestrado em Administração

Doutora em Administração pela UFPR. Professora do PROPADM- Mestrado em Administração da UFS

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Rocha, R. O., Silva, J. B. da, Teixeira, R. M., & Montenegro, L. M. (2019). A Abordagem Effectuation em Empreendedorismo Social. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 88–111. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.88-111

Edição

Seção

Artigos