Análise de Tecnologias Sociais sob a Luz da Teoria do Ator-Rede: o caso das associações sociotécnicas da pedagogia da alternância

Autores

  • José de Arimatéia Dias Valadão Universidade Federal de Lavras (UFLA) http://orcid.org/0000-0003-4113-8180
  • Jackeline Amantino de Andrade Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.231-249

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Pedagogia da Alternância, Teoria do Ator-Rede, Gestão.

Resumo

Tecnologias Sociais como a Pedagogia da Alternância têm sido consideradas iniciativas estratégicas para a dinamização de políticas públicas. Um dos maiores desafios, contudo, têm sido a sobrevivência e ampliação dessas Tecnologia Social para outros espaços e contextos. Nesse sentido, o presente trabalho visou analisar como a Pedagogia da Alternância se consolidou na localidade em que surgiu e se tornou uma TS reconhecidamente geradora de transformações sociais. Teoricamente, foi adotada a Teoria do Ator-Rede. Os procedimentos metodológicos se basearam em fontes secundárias de dados documentais e entrevistas, sendo a análise dos dados realizada por meio do conceito de translação. Como resultado, verificou-se que a Pedagogia da Alternância foi, inicialmente, um processo negociado por muitos atores com objetivos distintos e interessamentos diversos. A participação das famílias, o apoio da Igreja Católica e do Governo do Estado e um conjunto de inscrições, inclusive de atores não humanos, definiram as possibilidades, tanto de execução local como sua expansão para outras regiões e países.

Biografia do Autor

José de Arimatéia Dias Valadão, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor do Bacharelado em Administração Pública e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP/UFLA)

Jackeline Amantino de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Bacharelado em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGA/UFLA)

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

Valadão, J. de A. D., Andrade, J. A. de, & Alcântara, V. de C. (2019). Análise de Tecnologias Sociais sob a Luz da Teoria do Ator-Rede: o caso das associações sociotécnicas da pedagogia da alternância. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 231–249. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.231-249

Edição

Seção

Artigos