Análise de Tecnologias Sociais sob a Luz da Teoria do Ator-Rede: o caso das associações sociotécnicas da pedagogia da alternância
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.231-249Palavras-chave:
Tecnologia Social, Pedagogia da Alternância, Teoria do Ator-Rede, Gestão.Resumo
Tecnologias Sociais como a Pedagogia da Alternância têm sido consideradas iniciativas estratégicas para a dinamização de políticas públicas. Um dos maiores desafios, contudo, têm sido a sobrevivência e ampliação dessas Tecnologia Social para outros espaços e contextos. Nesse sentido, o presente trabalho visou analisar como a Pedagogia da Alternância se consolidou na localidade em que surgiu e se tornou uma TS reconhecidamente geradora de transformações sociais. Teoricamente, foi adotada a Teoria do Ator-Rede. Os procedimentos metodológicos se basearam em fontes secundárias de dados documentais e entrevistas, sendo a análise dos dados realizada por meio do conceito de translação. Como resultado, verificou-se que a Pedagogia da Alternância foi, inicialmente, um processo negociado por muitos atores com objetivos distintos e interessamentos diversos. A participação das famílias, o apoio da Igreja Católica e do Governo do Estado e um conjunto de inscrições, inclusive de atores não humanos, definiram as possibilidades, tanto de execução local como sua expansão para outras regiões e países.
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