O Perfil Migratório dos Egressos do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, como Fonte de Informação para a Avaliação Institucional e o Desenvolvimento Regional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.282-299Palavras-chave:
Egressos, Desenvolvimento regional, Avaliação institucionalResumo
Este trabalho tem como objetivo levantar informações a respeito da migração profissional do discente egresso do curso de Agronomia da UFSM-FW como ferramenta de apoio na avaliação institucional e no desenvolvimento regional. Para cumprir o objetivo, o levantamento de dados ocorreu através de um questionário estruturado online com o uso da plataforma “Google Formulários” e de endereço de e-mail. A comunicação com os egressos foi através de redes sociais, principalmente o “Facebook”. Dos 243 formados entre 2011 e 2015, foram contatados 229 egressos e a taxa de retorno dos questionários foi de 72,43% (176 respostas). Os principais resultados demonstram que 88,07% dos egressos residiam na região Noroeste do Rio Grande do Sul e 53,41% dos egressos estão atuando profissionalmente nesta região. Além disso, os principais motivos por terem escolhido cursar o curso de Agronomia estão relacionados com a localização geográfica do campus e com o interesse pela área agrícola e agropecuária. Já os principais motivos que levaram a escolha do local de atuação profissional são a identificação com a área específica de trabalho e a remuneração. Diante dos resultados, a universidade e a região têm acesso a um maior conhecimento acerca dos profissionais da Agronomia, de forma que essas informações sirvam de ferramenta de apoio na tomada de decisão de melhorias do curso e mudanças pedagógicas, bem como no desenvolvimento da região através da inserção do Engenheiro Agrônomo (a).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).