De onde vim? Para onde vou? O terceiro Setor em João Pessoa/PB
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.333-356Palavras-chave:
Terceiro setor, Terceiro Setor, Organizações sem Fins Lucrativos, Teorias dos Bens Públicos, Bens Públicos, Teoria dos Empreendedores Sociais, Empreendedores sociais, Teoria da Interdependência, InterdependênciaResumo
Dado o crescimento do terceiro setor, seu papel econômico e social frente às mazelas da sociedade moderna, conhecer suas origens e fatores que influenciam no seu desenvolvimento parece ser necessário. Assim, este artigo objetiva identificar os fatores que estimularam surgimento de Organizações sem Fins Lucrativos (OSFLs) de João Pessoa-PB à luz da Teoria dos Bens Públicos, Teoria dos Empreendedores Sociais e Teoria da Interdependência. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de análise qualitativa, utilizando como técnicas de coletas de dados a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados apontam que a Teoria dos Bens Públicos e dos Empreendedores Sociais têm maio poder de explicação do surgimento das OSFL pesquisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).