Expansão urbana e vulnerabilidade socioeconômica: carto(grafias) da cidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.268-286Palavras-chave:
Cidade, Cidade. Expansão Urbana. Vulnerabilidade Socioeconômica., Expansão urbana, Vulnerabilidade socioeconômicaResumo
Este artigo problematiza a relação entre expansão urbana e vulnerabilidade socioeconômica, tendo como referência a Cidade de Caicó (Brasil) e como recorte temporal a década de 1980 aos dias atuais. Nessa investida, analisou-se a expansão urbana de Caicó, por fases de ocorrência, considerando as variáveis população, economia e espacialização citadina e calculou-se os índices e níveis de vulnerabilidade socioeconômica da cidade, por zonas geográficas e bairros, a partir dos quais foi produzida cartografia relativa a essa temática. Metodologicamente, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e documental. Assim, a cartografia da vulnerabilidade socioeconômica de Caicó, por zonas geográficas e bairros, revela que os índices e níveis relativos a este fenômeno não apresentam grandes variações, situando-se entre médio e muito baixo; todavia é na Zona Oeste é a que apresenta maior vulnerabilidade econômica, sendo o Bairro João Paulo II o que detém o mais elevado índice na cidade. Outrossim, também se constata que, embora o IVSB médio tenha sido registrado em bairros de formação antiga, sua ocorrência se mostra mais contundente entre os bairros de formação recente. Nesse sentido, é possível inferir que, no caso da Cidade de Caicó, a vulnerabilidade socioeconômica está associada ao processo de expansão urbana, visto que este fenômeno se torna mais presente em bairros de formação recente, em geral situados na periferia das cidades, onde se concentram populações de menor poder aquisitivo e as políticas públicas são mais negligenciadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).