Áreas naturais particulares em ambientes urbanos: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Niklas Werner Weins Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ricardo Gomes Luiz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Leticia Costa de Oliveira Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Judith Karina Agudelo Fernandez Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eloy Fassi Casagrande Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maclovia Correa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Silvestre Labiak Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Christian Luiz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.287-298

Palavras-chave:

Áreas naturais, áreas naturais, Ambientes urbanos, ambientes urbanos, Serviços ecossistêmicos, serviços ecossistêmicos.

Resumo

As áreas naturais urbanas proveem benefícios significativos para o bem-estar humano. Quando a importância dessas áreas é em grande parte reconhecida pelo conhecimento científico, incentivos legais como as Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) são uma prova prática de uma tendência de medidas para conservar estes valores. O presente artigo é uma revisão bibliográfica que explora a documentação de seis temas relacionados a estes benefícios considerados emergentes nas políticas públicas urbanas. Os resultados desta análise apontam o reconhecimento geral dos benefícios para o bem-estar humano mediante índices, mas também deixa clara uma necessidade da consideração dos benefícios no planejamento de cidades resilientes e mais biodiversas.

Biografia do Autor

Niklas Werner Weins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR; , BBachelor of Arts in Economics and Politics da Ruhr University, Bochum, Alemanha com semstres de pesquisa na Tongji University Shanghai e UAM Mexico City.

Ricardo Gomes Luiz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR; Graduação em Comunicação Social e Relações Públicas da UFPR; MBA em Gestão de Projetos da Universidade Positivo; Coord Novos Negócios na SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental)

Leticia Costa de Oliveira Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR; Bacharel em Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e Paisgista da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Judith Karina Agudelo Fernandez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR; Ingeniera Industrial pela Universidad Nacional Experimental del Tachira, San Cristóbal, Venezuela.

Eloy Fassi Casagrande Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade e Professor Adjunto do Doutorado Interinstitucional da Universidade Federal do Piauí; Doutorado em Engenharia de Recursos Minerais e Meio Ambiente pela Universidade de Nottingham, Grã-Bretanha.

Maclovia Correa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Permanente na área de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade; Mestrado em História do Brasil pela UFPR e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP.

Silvestre Labiak Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade; Graduação em Tecnologia Química Ambiental pela UTFPR, Mestrado em Tecnologia e Desenvolvimento da UTFPR Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e Pós Doutorado Empresarial na TEKIS Tecnologias Avançadas.

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública; Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP; Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais de pós-graduação da Capes na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Weins, N. W., Gomes Luiz, R., Costa de Oliveira Santos, L., Agudelo Fernandez, J. K., Casagrande Junior, E. F., Correa da Silva, M., Labiak Junior, S., & Luiz da Silva, C. (2019). Áreas naturais particulares em ambientes urbanos: uma revisão bibliográfica. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 287–298. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.287-298

Edição

Seção

Artigos