Design Thinking e Abordagem das Capacitações: uma Proposta de Integração
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.46-61Palavras-chave:
Design Thinking, Abordagem das Capacitações, Problemas complexos., Desenvolvimento, Problemas complexosResumo
Em um planeta que enfrenta cada vez mais desafios, a busca pela qualidade de vida é uma constante em distintas culturas, etnias, classes sociais. As pessoas desejam ter a oportunidade de viver a vida que, para elas, é significativa, a partir da liberdade de escolha frente às opções que lhes apresentem maior valor, princípios centrais da abordagem das capacitações. Ao mesmo tempo, para que isso seja possível, muitos problemas complexos precisam ser sanados, e apresenta-se como uma alternativa o design thinking. Conceitualmente, o design thinking pode ser compreendido como uma abordagem iterativa e centrada no ser humano para a resolução de problemas. Assim, este ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de integração da abordagem das capacitações com a abordagem do design thinking visando configurar, a partir da referida integração, uma estratégia para o desenvolvimento e consequente aumento do bem estar social na resolução dos problemas complexos atuais. As conclusões demonstram que esta integração pode ser uma forma de contribuir com o alargamento das liberdades substantivas individuais das pessoas, e na solução dos desafios e problemas complexos enfrentados pelas nações, por meio da utilização dos processos e valores do design thinking.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).