Código Florestal e Pagamento por Serviços Ambientais: um estudo de caso com base na redução de carbono emitido e abordagem sistêmica das unidades de produção agrícola
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.213-230Palavras-chave:
Pagamento por Serviços Ambientais, Propriedade Familiar, Conservação Ambiental, Abordagem Sistêmica.Resumo
Com o novo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) está se discutindo a implementação de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para as áreas de conservação. Este trabalho objetiva avaliar a área de uma propriedade familiar em relação à adequação a nova legislação e a proposição de um programa de PSA.Foi realizado o mapeamento da área, visita in loco para observação das áreas de mata nativa e levantamento de informações com o proprietário.Com base nestas informações, realizou-se o cálculo da conservação do carbono e um diagnóstico dos sistemas de produção com base na abordagem sistêmica.O estudo de caso apontou para a importância de um PSA em uma propriedade familiar, tendo como base a área de conservação existente, as emissões de carbono evitado, no caso de desmatamento, e o baixo custo em relação a uma possível recuperação da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).