Relação entre Emissões de CO2, Crescimento Econômico e Energia Renovável
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.268-286Palavras-chave:
Crescimento econômico, Poluição global, Dados em painel com threshold.Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a relação entre emissão de CO2, crescimento econômico, energia fóssil e energia renovável. A amostra utilizada na pesquisa é composta por 37 países e os dados são do período de 1996 até 2013. Foi utilizada a abordagem de dados em painel com threshold, incluindo as variáveis emissão de dióxido de carbono; consumo de combustíveis fósseis; consumo de energia renovável e Produto Interno Bruto per capita baseado na paridade de poder de compra como indicador de crescimento econômico dos países. Relativo a utilização de combustíveis fósseis, constatou-se que a variável tem um relacionamento direto com a emissão de CO2. Porém, a magnitude do impacto é bem mais forte nos países classificados no regime 1 (baixa renda per capita). Relativo ao crescimento econômico foram encontrados impactos positivos e estatisticamente significativos para todos os grupos de países, sendo a influência na emissão de CO2 mais forte nos países do regime 2. Quanto ao uso de energia renovável foi encontrada uma relação significante e negativa para todos os grupos, sendo que para os países menos geradores de riqueza o uso de energia renovável tem um trade off mais forte do que para os países mais geradores de riqueza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).