O Uso da Matriz TOWS para Análise de Estratégias Sustentáveis em Cooperativas

Autores

  • Mariluce Paes-de-Souza Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Theophilo Alves de Souza Filho Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Haroldo de Sá Medeiros Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Dércio Bernardes de Souza Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.309-328

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Cooperativas, Matriz TOWS, Estratégia.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de sustentabilidade em cooperativas, buscando avaliar organizações que não estão em processo de formação e sem restringir a ênfase das análises nas tradicionais dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade. Para isto, foi feita uma adaptação da Matriz TOWS, usualmente utilizada para definir estratégicas organizacionais, de modo que fosse adaptada como um mecanismo de análise das estratégias das cooperativas, incorporando as dimensões territorial e política da sustentabilidade. Foram realizadas entrevistas com dirigentes e cooperados de cinco organizações localizadas no Estado de Rondônia, sendo elas ligadas ao setor agropecuário. Os resultados indicam que a venda conjunta dos produtos, a compra de insumos e outros itens pelos produtores diretamente pelas cooperativas, lhes permite preço e prazo melhores que os encontrados no mercado. No entanto, também foram identificadas algumas dificuldades nas organizações, como a sobrecarga de funções na gestão das cooperativas.

Biografia do Autor

Mariluce Paes-de-Souza, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

 

Theophilo Alves de Souza Filho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia.

Haroldo de Sá Medeiros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorando em Administração pela Universidade de Fortaleza. Professor da Universidade Federal de Rondônia.

Dércio Bernardes de Souza, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Paes-de-Souza, M., Souza Filho, T. A. de, Medeiros, H. de S., & Souza, D. B. de. (2019). O Uso da Matriz TOWS para Análise de Estratégias Sustentáveis em Cooperativas. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 309–328. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.309-328

Edição

Seção

Artigos