Fórum pela Vida: Plantas Medicinais e a Mobilização Social no Noroeste Gaúcho

Autores

  • Flávia Charão Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tamara Raísa Bubanz Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.265-282

Palavras-chave:

Ação social. Plantas medicinais. Mulheres rurais.

Resumo

O artigo apresenta a identificação das dinâmicas dos atores sociais relacionadas à temática das plantas medicinais na região Noroeste do Rio Grande do Sul, através da experiência do Fórum pela Vida. O estudo justifica-se pelas contribuições que pode dar às discussões sobre desenvolvimento, demonstrando a heterogeneidade do rural e a valorização dos conhecimentos tradicionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a Perspectiva Orientada aos Atores (POA) como ferramenta teórica e metodológica. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada, observação e análise dos dados e de conteúdo. Constatou-se que ao seguir as práticas sociais, as experiências e os mundos de vida dos atores evidenciam as formas heterogêneas no rural; através da ação social buscou-se a construção de políticas públicas voltadas ao reconhecimento das práticas e saberes populares; e ressaltou-se a ação social e a luta pelo resgate do conhecimento sobre as plantas medicinais.  

Biografia do Autor

Flávia Charão Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Agronomia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tamara Raísa Bubanz Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Charão Marques, F., & Bubanz Silva, T. R. (2019). Fórum pela Vida: Plantas Medicinais e a Mobilização Social no Noroeste Gaúcho. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 265–282. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.265-282

Edição

Seção

Artigos