Possibilidades Analíticas sobre o Desenvolvimento Rural a partir da Nova Economia Institucional: um estudo de caso na vitivinicultura do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.334-352Palavras-chave:
Nova Economia Institucional; Desenvolvimento Rural; Proposta metodológicaResumo
O presente artigo pretende se apresentar como um ensaio teórico sobre o emprego dos principais conceitos da Nova Economia Institucional (NEI) para a compreensão do fenômeno do desenvolvimento rural, centrando a análise nas propostas de seu autor principal, Douglass North. Após uma ampla revisão, apresenta-se um modelo analítico que contemple as principais transformações ocorridas, nos ambientes organizacionais, tecnológicos, competitivos e institucionais, no âmbito da vitivinicultura da Serra gaúcha. A partir de tais análises, um conceito de desenvolvimento rural sob a ótica institucional é proposto. O conceito busca entender o desenvolvimento rural de forma mais ampla do que apenas um olhar econômico sobre a produção em ambientes rurais. Considera-se que a proposta aqui empreendida poderá qualificar as análises empíricas, alcançando dimensões ainda pouco exploradas nos estudos do desenvolvimento rural, tais como a sua historicidade e suas configurações sociais e institucionais, que condicionam as intervenções dos atores no território, produzindo suas trajetórias de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).