Práticas Profissionais Interdisciplinares no Contexto das Políticas Públicas na Região dos Campos Gerais, Paraná–Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.324-338Palavras-chave:
Práticas profissionais. Interdisciplinaridade Multidisciplinaridade. Políticas públicas. Rede.Resumo
A interdisciplinaridade e as redes têm sido objeto de preocupação das políticas públicas no Brasil, para tanto o Núcleo de Estudos e Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais – UEPG, desenvolveu uma pesquisa objetivando analisar práticas profissionais inter e/ou multidisciplinares no contexto das políticas públicas que contribuam com processos emancipatórios. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, de entrevistas coletivas com equipes profissionais e de pesquisa documental coletando dados sobre possíveis práticas multi ou interdisciplinares de caráter emancipatório. A amostra se constitui em três experiências na Região dos Campos Gerais- Paraná - Brasil nas áreas de educação, saúde mental e assistência social. A análise dos dados se deu através de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretações sistematizando elementos de práticas multi ou interdisciplinar de caráter emancipatório: compromisso profissional, definição de estratégias para a articulação de objetivos comuns, respeito à diversidade, integração dos debates entre a equipe e população atendida, entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).